Farinha de Linhaça tem Contraindicações?


Frequentemente vemos por aí gente apregoando que a linhaça (in natura, triturada em forma de farinha, etc) não tem contraindicação porque trata-se de um produto natural.

Cicuta, pra quem não lembra, é uma erva natural também, até bem bonitinha. Eu plantaria em casa para enfeitar um vaso. E cicuta foi o veneno que matou Sócrates, para quem não lembra ou não sabia.

Em outras palavras, a linhaça é excelente para a saúde, mas não é isenta de contraindicações. Felizmente, para a maioria de nós ela pode ser consumida livremente, contanto que sem exageros (como no caso de qualquer grão).

Na verdade, os dois principais casos de contraindicação do uso da linhaça são os de íleo paralítico e de obstrução intestinal.

As contraindicações da linhaça são bem poucas, mas existem.

O primeiro caso diz respeito a quem sofre de alguma forma de obstrução digestiva, o que se dá quando, por ação de alguma doença ou pela ingestão de substâncias tóxicas (como o chumbo) o aparelho digestório fica obstruído, ou seja, o número dois da pessoa não consegue fazer o seu caminho dentro do corpo até chegar à saída, devido a um bloqueio de ordem mecânica no corpo. Em situações extremas a pessoa não faz número dois nunca, e chega ao ponto de ter o que chama de vômitos fecalóides.

Íleo é o nome que se dá ao intestino delgado, parte do sistema digestório em que ocorre a digestão química do alimento

O segundo caso é o de íleo paralítico, ou íleo adinâmico, que parece-me, considerando que sou leigo, menos grave que o caso acima (que pode evoluir para perfuração intestinal). Aliás, o íleo paralítico não costuma evoluir para perfuração, como é mais comum às obstruções citadas acima.

Íleo paralítico é o que acontece quando o intestino delgado não empurra o número dois rumo ao intestino grosso, que por sua vez está conectado à saída, o que causa vários problemas de saúde.

Agora você já sabe que embora digam que produtos naturais não têm contraindicação isso não é verdade, sendo que no caso da linhaça ela não é indicada para indivíduos acometidos de obstrução digestiva ou de íleo paralítico.

Gostou? Então compartilhe:
  • rosely carvalho

    olha eu peso quazi 100kg meu sonho e emagrecer eu li todos os comentarios li tambem sobre a linhaca e vou fazer o uzo amanha vou min dedicar nessa dieta com carinho porq se tenho esse sonho tenho q fazer di tudo para dar certo e ter fe em deus

    • admin

      Desculpe, mas de que dieta você está falando? Esta página é sobre as contraindicações da linhaça, não tem nenhuma dieta descrita aqui.

    • Bruno

      Amigo, vossa pessoa tem de se dedicar a aprender um pouco melhor a nossa querida e amada língua portuguesa, para não agredir a inteligência das outras pessoas com uma escrita cheia de erros.

      • admin

        Caro Bruno.

        Eu já desisti de esperar que as pessoas escrevam minimamente bem.

        Recomendo que tente ignorar esses acintes também, vai fazer bem à sua saúde.

    • kaoe

      gente esssa página é pra nos informar dicas de manter nossa saúde em dia.

      é feio demais usá-la pra "dá uma de sabidão".

      abraço a todos

      • admin

        Nossa, que legal, eu que sou o dono do site não sabia para que ele servia!

        Obrigado por me esclarecer!

  • talita

    a farinha de linhaça e a linhaça tem diferença.Eu posso comprar a linhaça e bater no liquidificador pra poder triturar os graos ou é melhor a farinha que ja vem triturada.obrigada.

    • admin

      Você está totalmente equivocada. Farinha de linhaça não tem diferença com relação à semente, exceto que a farinha é a semente triturada, e por este motivo é absorvida melhor pelo organismo.

      Da próxima vez sugiro que se informe melhor antes de fazer afirmações.

  • Manu

    Caro Admin,

    gosto muito das suas respostas, mas às vezes acho que você exagera. É só ter um pouco de perspicácia que você verá que apenas houve um equívoco. Nossa colega acima, Talita, não consegue usar (ou talvez esteja com a tecla do teclado estragada) o ponto de interrogação. É só observar que você verá que na verdade ela fez uma pergunta.

    No mais, me divirto muito vendo suas respostas. Todo mundo na minha família é assim e quem não está acostumado tende a se assustar com tanta franqueza e pouca polidez. Por um acaso você é gaúcho?

    Cordiais saudações,

    Manu