Benefícios da farinha de linhaça no controle de peso

A farinha de linhaça é considerada um alimento funcional altamente nutritivo devido à presença em si de ácidos graxos essenciais, fibras, vitaminas e minerais. Abaixo, os principais benefícios da linhaça para a saúde, bem estar e boa forma.

Linhaça ajuda a controlar o peso

Consumir um pouco de farinha de linhaça dissolvida em água antes das refeições pode ajudar a regular os níveis de glicemia. Com isso, previne-se a típica variação brusca no apetite, que costuma ocorrer após a ingesta de carboidratos de rápida absorção. Para ficar mais fácil de entender, imagine aquela fome que dá quando a gente come só um pedaço de pão branco.

Contudo, o principal benefício da linhaça diz respeito à saciedade.

Devido à grande quantidade de fibras, a farinha de linhaça é um excelente alimento para quem precisa fazer as pazes com a balança. De maneira geral, as fibras na alimentação tornam a digestão mais lenta, aumentando a sensação de saciedade — que chega mais rápido e perdura por mais tempo.

Com relação aos ácidos graxos da linhaça, acredita-se que eles atuem diretamente no metabilismo, aumentando a queima de gordura, o que implica facilitar a perda de peso.

Por fim, a farinha de linhaça — principalmente a dourada — ajuda no funcionamento dos rins, que passam a excretar o excesso de sódio e de água mais eficientemente, o que reduz o inchaço e o acúmulo de peso por retenção de líquidos.

Consumindo a linhaça para emagrecer

Para auxiliar na diminuição do apetite, sugere-se consumir uma colher rasa de farinha dissolvida em um copo de água mineral, de 40min a 60min antes das principais refeições.